Acupunctura

11-09-2014 15:16

Técnica terapêutica Milenar

A ajuda das agulhas ao serviço da saúde

Nasceu na China há milhares de anos e chegou ao Ocidente no século XIX. A acupunctura é uma técnica terapêutica que utiliza pequenas agulhas para a promoção da saúde e do bem-estar.

Ramo da Medicina Tradicional Chinesa, a acupunctura (do latim acu – agulha e punctura – picada), praticada há mais de cinco mil anos na China, chegou ao Ocidente de uma forma empírica no século XIX mas desde o século XVII que na Europa se sabia da existência desta prática. Longos anos se passariam para que de “medicina alternativa” ganhasse o estatuto de técnica terapêutica que se revela eficaz no tratamento de várias patologias. O reconhecimento foi feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1979. No nosso país tal só viria acontecer em 2002, com o aval da Ordem dos Médicos, e hoje os especialistas portugueses certificados que praticam acupunctura ascendem já a mais de uma centena.

 

Como funciona?

A acupunctura é uma técnica indolor e segura, que consiste na inserção de agulhas muito finas nos tecidos em pontos denominados “pontos do meridiano” com o objetivo de restabelecer o estado de saúde do paciente.

Esta técnica exerce os seus efeitos através da estimulação de terminações nervosas nos tecidos-alvo. E esta estimulação provoca a libertação de várias substâncias que têm como efeito final o aumento da circulação local, com melhoria da oxigenação e do aporte de nutrientes aos tecidos, e o incremento da atividade do sistema imunitário.

Riscos e efeitos secundários

Algumas doenças podem ser tratadas exclusivamente com esta técnica ou em complemento com outros procedimentos médicos.No que diz respeito ao grau de segurança, este é elevado, sendo que os efeitos adversos só ocorrem por má prática.Daí a importância de se procurar um profissional qualificado.

Quando recorrer à acupunctura

No final dos anos 70 do século passado a OMS elaborou uma lista de 43 doenças em que a acupunctura se revelou uma técnica terapêutica eficaz. Desde aí, têm-se desenvolvido estudos exaustivos em hospitais e universidades do Ocidente que confirmam ótimos resultados em mas de 100 doenças. Fique com alguns exemplos:

 

. Tratamento da dor

. Perturbações psicológicas: depressão, ansiedade, stresse e fobias.

. Perturbações gastrointestinais: gastrite, úlcera e obstipação.

. Perturbações do sistema respiratório: asma, bronquite, rinite e sinusite.

. Perturbações do sistema urogenital: infeção urinária, dores menstruais e perturbações relacionadas com a menopausa.

. Perturbações musculares: paralisia, reumatismo, cãibras e artrite.

. Tratamentos de emagrecimento, da miopia, das enxaquecas, da infertilidade e no abandono de hábitos tabágicos.

 

www.ylang.pt